NEWSLETTER POAT / Nº 3 / Maio 2010

Comemoração do Dia da Europa em Matosinhos

Em parceria com o IGFSE,  o /imgs/Newsletters/Precisa de ajuda.jpgPOAT FSE associa-se novamente  às Comemorações do Dia da Europa, que terão lugar em Matosinhos, no Jardim Basílio Teles (em frente à Câmara Municipal), de 7 a 9 de Maio de 2010.

Dinamizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e  com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos, o evento baseia-se na ideia de uma tenda de circo com diversos stands de informação e diferentes tipos de animação.

Esta iniciativa está ainda enquadrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social em parceria com a respectiva Coordenação Nacional em Portugal.

Uma parte importante desta celebração será centrada nos temas sociais, em especial na campanha"Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?", promovida pela Direcção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia. Esta iniciativa visa informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão e igualdade de oportunidades, a mobilidade profissional e ainda os diversos programas de financiamento da União Europeia. Para tanto, esta campanha apoia-se em imagens de circo, como pode ser consultado no site:

http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=316

 

O POAT FSE participa em acções de responsabilidade social

/imgs/Newsletters/Acção de Responsbilidade Social 2010 004.jpgNo passado dia 28 de Abril, o POAT FSE acompanhou um grupo de idosos da cidade da Amadora, numa visita à Exposição das obras de Joana Vasconcelos, no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A participação dos técnicos do POAT FSE permitiu que idosos com capacidade locomotiva limitada se deliciassem com este passeio. 

No dia 11 de Novembro (Dia de S. Martinho), o POAT FSE  participou também numa acção de responsabilidade social, que teve lugar no Centro de Apoio à Terceira Idade do Casal da Mira, na Amadora, onde organizou junto dos idosos um magusto e distribuiu algumas lembranças.


5 períodos de candidaturas abertos pelo POAT FSE

Desde o arranque da sua actividade, o POAT FSE abriu já cinco períodos de candidaturas.

No corrente ano  foi aberto um novo período de candidaturas que teve o seu término em 8 de Fevereiro. Na sequência deste novo período, foram homologadas por Sua Excelência a Senhora Ministra doTrabalho e da Solidariedade Social, 5 candidaturas referentes às seguintes Áreas de Intervenção:

· Funcionamento dos Sistemas e Estruturas de Coordenação, Gestão e Monitorização;
· Auditoria
· Sistema Integrado de Informação do Fundo Social Europeu

Prevenir no sector da Indústria da Cerâmica e do Vidro

/imgs/noticias/capa.jpgA Associação Empresarial de Portugal (AEP) disponibilizou no seu sítio na Internet dois documentos sobre a Segurança e Saúde no Trabalho no sector da Indústria da Cerâmica e do Vidro:

· Caracterização do Sector
· Manual das Boas Práticas

Estes documentos foram produzidos no âmbito do Programa "Prevenir - Prevenção como Solução", um projecto da AEP e da ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho, que contou com o apoio do POAT FSE e que tem como principal objectivo apoiar as empresas na implementação de medidas que permitam atingir níveis de eficiência operacional desejados, em termos de Segurança e Saúde no Trabalho.

Pode aceder ao Manual das Boas Práticas e à Caracterização do Sector, através do sítio na Internet:

http://www.prevenirparainovar.com/index.aspx?SITEID=4

Plano Nacional para a Inclusão

Foram recentemente editados pelo Instituto da Segurança Social (ISS),  com o apoio do POAT FSE, três documentos relativos ao Plano Nacional de Acção para a Inclusão:

• Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008 - 2010
• Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2006/2008 - Relatório de Implementação e Resultados
• PNAI - Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2006-2008 , Versão Ilustrada

O PNAI assume como grande objectivo a inclusão de todos os cidadãos e a igualdade de oportunidades para a participação numa sociedade com melhor qualidade e coesão social.

É um Plano que possui uma estratégia assente num conjunto restrito de prioridades políticas de intervenção, com vista a combater e reverter situações de pobreza persistente e prevenir a reprodução de desigualdades e situações de exclusão que atingem grupos sociais e territórios específicos.

Colecção de e-books – Myilibrary do IEFP

/imgs/noticias/Imagem da Mediateca.jpgO IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional disponibiliza na sua Mediateca da Formação Profissional uma colecção de e-books em que pretende facultar informação, actual, atempada, contribuindo para o aumento da qualidade da formação profissional. 

Esta acção, apoiada pelo POAT FSE, pretende reforçar a infra-estrutura de recursos em conhecimento (conteúdos online), nas áreas da formação ao longo da vida, do elearning, da problemática do emprego, da interculturalidade ou mesmo da organização modular.

Pode aceder à Mediateca através do seguinte link:

http://www.crcvirtual.org/index.php/pagina/ver/30.html

Seminário POAT FSE

/imgs/noticias/Seminario 09 016.jpg

No âmbito da divulgação das actividades do Programa Operacional Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT FSE), teve lugar no passado dia 10 de Dezembro, em Lisboa, o Seminário "O Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu - Gerir, Conhecer e Intervir", no Auditório da Representação da Comissão Europeia e contou com a presença de 50 representantes de entidades beneficiárias.


Em termos de conteúdo foi realizado um ponto de situação da execução do Programa Operacional pela Gestora, Engª Rosa Maria Simões, o seu enquadramento no contexto do QREN, pela Secretária Técnica, Drª Cristina Farinha e foram ainda  abordados outros temas  como o cumprimento das regras nacionais e comunitárias,  bem como a  aplicação das regras de informação e publicidade.

Para anular a subscrição da newsletter clique aqui
© POAT - Programa Operacional de Assistência Técnica . Todos os direitos reservados