O POATFSE comemora o Dia da Europa

Nos dias 8, 9 e 10 de Maio, incluído nas comemorações do Dia da Europa, o POATFSE participa no evento " Sabe o que a Europa social pode fazer por si?"

##STOP##

Enquadrado nas comemorações do Dia da Europa, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com vários parceiros nacionais organiza diversas iniciativas, entre as quais se destaca o "Evento Circo".

A campanha "Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?" é promovida pela Direcção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia, e visa informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão e igualdade de oportunidades, a mobilidade profissional e os programas de financiamento da União Europeia.

Este evento baseia-se na ideia de uma tenda circo com diversos stands de informação e diferentes tipos de animação.

O evento tem lugar nos dias 8, 9 e 10 de Maio, na gare da Estação do Rossio, em Lisboa, das 10h às 20h. 

/imgs/Fotos/evento_circo_ 036.jpg

Para além de estar presente neste evento como entidade parceira, o POATFSE também promoveu uma iniciativa própria, realizando nas suas instalações uma exposição da referida campanha, contribuindo deste modo para uma maior divulgação do grande evento.

/imgs/Evento circo/Imagem 004.jpg

O POATFSE irá também proceder ao hasteamento da bandeira da União Europeia durante uma semana, com início a 9 de Maio, na fachada das instalações do Programa Operacional.

/imgs/Evento circo/Imagem 005.jpg

No espaço onde o evento tem lugar, é também possível visitar uma exposição subordinada ao tema " Portugal Europeu - Meio Século de História" organizada pelo Parlamento Europeu - Gabinete em Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal .

Esta exposição é uma viagem no tempo, através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a Europa. Recorda-se o Estado Novo, a instauração da democracia, o desenvolvimento económico e social. Salienta as negociações com o Mercado Comum hoje União Europeia e a nossa participação desde a adesão.

A exposição divide-se em quatro períodos:

1945 - 1960: Do fim da segunda guerra mundial à grande crise do regime

1961 -1974: Da guerra em África à queda do Estado

1975-1985: Da revolução de Abril à Adesão das Comunidades Europeias

1986 -2007: Da adesão às Comunidades Europeias ao Tratado de Lisboa

Sabia que:

Na data de 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa

O dia 9 de Maio tornou-se pois um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.

O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

 
 
 
 
Logo acessibilidade