Abandono e Insucesso Escolar – Construir uma Perspetiva de Género

Entidade:
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Síntese:
O presente estudo foi conduzido em torno da compreensão do insucesso e do abandono escolar numa perspetiva de género, em Portugal, e contou com o financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu.

O investimento neste objeto de estudo resultou do facto de a equipa considerar importante contribuir para a produção de conhecimento numa área em que este é bastante escasso.
As estatísticas oficiais nacionais revelam que entre os rapazes se regista uma maior taxa de insucesso e o abandono escolar precoce do que entre as raparigas, nas últimas décadas.
Os fundamentos orientadores deste trabalho resultaram, essencialmente, da escassez de estudos e de conhecimento científico, no contexto Português, o que não permite a lucidez necessária para a compreensão deste fenómeno social e educativo; por outro lado, da invisibilidade e do silenciamento do tema.
O insucesso e o abandono escolar são problemas educativos que ocorrem no decurso da escolarização e resultam de causas múltiplas.

Ficha Técnica
Título: Abandono e Insucesso Escolar - Construir uma Perspetiva de Género


Autores / Coordenação Técnica: Carmen Cavaco (Coordenação); Natália Alves; Paula Guimarães e Paulo Feliciano.


Editor e Data da Edição: Instituto de Educação/UL, junho de 2015

Link para o Estudo

/imgs/2015/Capas de Estudos/capa_inst_educacao_ul.jpg

 

 
 
 
 
Logo acessibilidade