Estratégias de Ação Social no Ensino Superior

Entidade: Instituto Politécnico de Setúbal

Síntese:

Este relatório surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais e de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, que visa estudar a Ação Social no Ensino Superior como um parceiro estratégico capaz de influenciar a igualdade de oportunidade no acesso e frequência deste tipo de ensino aos estudantes oriundos de agregados familiares com níveis de rendimento mais baixos.

As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram significativamente a capacidade de as famílias portuguesas suportarem os encargos financeiros associados a prosseguimento de estudos de muitos jovens, pelo que a Ação Social no Ensino Superior constitui uma ferramenta fundamental de política social, capaz de promover a igualdade de oportunidades e a equidade social no Ensino Superior, permitindo o acesso e frequência deste nível de ensino a um conjunto de jovens estudantes economicamente carenciados.

Verificamos pelos resultado do estudo que se trata de um número significativo de estudantes que sem este tipo de apoios ficaria excluído deste nível educacional e, consequentemente, impossibilitados de usufruir dos benefícios pessoais e profissionais que o Ensino Superior lhes pode proporcionar. Outro facto é que provêm de famílias com níveis de escolaridade inferiores à média nacional, constituindo portanto a Ação Social um veículo privilegiado de promoção da mobilidade social ascendente.

Ficha Técnica

Título: Estratégias de Ação Social no Ensino Superior

Autores / Coordenação Técnica: Boguslawa Sardinha, Bráulio Marques, Otília Dias e Raquel Pereira

 

Editor e Data da Edição: IPS , julho de 2015


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