O sistema de formação profissional dual alemão: determinação das potencialidades e entraves da sua eventual incorporação ao sistema de formação profissional português

Entidade: Universidade do Minho

Síntese:

O objetivo fundamental deste estudo é determinar as potencialidades e entraves derivados da eventual implementação de um sistema dual, similar ao alemão, no sistema de formação profissional português.

São também objetivos do estudo: i) caracterizar o sistema de formação profissional dual alemão, em termos de fundamentos e funcionamento, e efetuar uma análise crítica do mesmo; ii) apresentar o sistema de educação e formação profissional português e realizar um retrato da sua situação atual; iii) refletir sobre a oportunidade e viabilidade de transferir o sistema dual alemão para Portugal e discutir alguns dos principais entraves desse processo; iv) apresentar iniciativas e experiências de formação profissional dual em Portugal; v) avaliar a adequação e funcionamento do atual sistema de formação profissional em Portugal, bem como a possibilidade de avançar na sua dualização; vi) conhecer a opinião de um conjunto de agentes económicos e sociais com responsabilidade e interesse em matéria de formação profissional, sobre essa eventual dualização; e, vii) efetuar recomendações de política destinadas aos policiy makers portugueses, relativas à potencial dualização do sistema de formação profissional português.

Ficha Técnica

Título: O sistema de formação profissional dual alemão: determinação das potencialidades e entraves da sua eventual incorporação ao sistema de formação profissional português


Autores / Coordenação Técnica: Equipa Técnica: Francisco Carballo-Cruz (Coordenador), José Cadima Ribeiro, Rosa-Branca Esteves, João Cerejeira, Paulo Mourão, Ana Martins, Andreia Amorim, João Luís Oliveira.

Editor e Data da Edição: Universidade do Minho, Março de 2015

Link para o Estudo

 

 

 

 

 
 
 
 
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