Comemorações do Dia da Europa em Portugal 2015

N/imgs/Noticias 2015/DiaEuropa.gifo próximo dia 9 de maio celebra-se o Dia da Europa assinalado, como habitualmente, nos 28 Estados-Membros da União Europeia. Em Portugal, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, estão a organizar as comemorações.


Este ano, a data reveste-se de importância especial na medida em que se assinalam os 30 anos da data de assinatura da adesão de Portugal às Comunidades Europeias. As comemorações começam no dia 8 de maio, em Lisboa, com uma Conferência sobre Oportunidades de Emprego Jovem, com a presença da Comissária Europeia responsável pela pasta do emprego, Marianne Thyssen, e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que decorrerá durante a manhã no auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica. A organização é da Representação da Comissão Europeia em Portugal e conta com o apoio da Universidade Católica e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

As celebrações prosseguem no dia 9 de maio, desta vez com a presença, entre outros, do Comissário Europeu responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, no Centro Cultural de Belém com um programa de atividades lúdicas, informativas e solenes das quais se destaca:

11h00 - Inauguração da Exposição Itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015 (Martim Moniz, Lisboa).

12h00 - Entrega dos prémios do concurso escolar "Sonhar e Construir a Europa" organizado no âmbito do projeto (Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco).

16h30 - «À conversa com Carlos Moedas» e entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo "Canvas" (Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco).


O espaço do Centro Cultural de Belém será animado com atuações do Chapitô e da Orquestra Nova Geração. Estará patente uma tapeçaria produzida pelos alunos de Belas Artes da Universidade Lusófona que organizarão e animarão também uma pintura coletiva. Serão projetadas curtas-metragens sobre casos de sucesso de criação de emprego, mediante a atribuição de fundos do FSE e realizar-se-á a sessão de encerramento da iniciativa «Pensar Europa».

Todos estes eventos são abertos ao público.


Consulte aqui o Programa e saiba mais sobre a História da União Europeia.

 
 
 
 
Logo acessibilidade